• quarta-feira, 25 de novembro de 2015



             Oi, oiiii gente! Hoje vim trazer para vocês a resenha do primeiro livro da saga Maze Runner, Correr ou morrer.
           
             Há alguns dias terminei de ler esse livro, mas como tenho uma incrível habilidade de procrastinação, levei séculos para fazer a resenha. Não tenho fotos do livro aqui, pois acabei de emprestá-lo para uma colega, mas a capa é a mesma da foto acima, título em verniz. Ele veio no box da trilogia Maze Runner que comprei nas lojas americanas. Essa edição, infelizmente não tem olheiras (procurei em vários sites e todos os box dessa coleção que encontrei eram assim), porém a diagramação é grande, as folhas são amarelas e o papel dele é de excelente qualidade, meio áspero ou algo do tipo. Creio que o livro agora esteja em uma média de 25 reais na internet.

    Sobre o autor
              James Dashner é um escrito americano nascido em 26 de novembro de 1972. Já escreveu uma grande quantidades de livros para crianças e adultos. Gosta muito de trabalhar com os gêneros fantasia, ficção científica e terror, tentando geralmente colocar os três em suas obras. É formado na área de contabilidade e trabalhou por algum tempo com finanças, abandonando o emprego algum tempo depois para se dedicar à escrita. Até hoje tem 14 livros publicados, dentre eles os livros da trilogia Maze Runner, cujo primeiro livro foi lançado em 2009 e sua adaptação para o cinema surgiu em 2014.

    Sobre o livro
              Quando li o primeiro livro da trilogia, já havia visto o filme, então já sabia mais ou menos o que esperar. Temos a história de Thomas, um garoto de 16 anos que acorda em uma "caixa", sendo levado à um lugar desconhecido posteriormente chamado de clareia. Ele não se lembra de nada do seu passado ou como veio parar ali, apenas seu próprio nome. Assim que chega ao local, é imediatamente rodeado por uma imensa quantidade de garotos também desconhecidos, de diferentes idades e aparências, que também desconheciam seus passados. A partir daí temos o início do mistério. Quem é Thomas? Quem são aqueles jovens? Quem os colocou ali? Onde estavam?
                Daí começamos a ter uma apresentação do lugar. Aqueles jovens viviam ali há cerca de dois anos e todo mês um novo garoto era trazido pela caixa, sempre um homem. Ali eles dividiam as tarefas como cuidar dos animais, agricultura, limpeza, cozinha, cuidados hospitalares, entre outros. Descobrimos também, junto com Thomas, pois a história está inteiramente ligada aos pensamentos do jovem, que o local onde estão é rodeado por um labirinto imenso infestado de criaturas mortais cujas portas se fecham todas as noites e que os únicos com permissão de ir até lá são os corredores, jovens que percorrem-no procurando uma saída.
                  Tudo começa a desandar quando, poucos dias depois da chegada de Thomas, uma garota surge pela caixa com a seguinte mensagem de que ela era última e que tudo iria mudar.A partir de agora sobreviver não seria mais uma escolha, coisas estranhas iriam acontecer, pessoas iriam morrer, o labirinto iria mudar.
               Devo dizer que fiquei encantada com a qualidade da escrita do autor, poucas obras atuais que li sabem trabalhar as palavras com tanta maestria quanto ele soube. Fora isso, tem o uso super divertido de palavras inventadas pelos próprios clareanos com "mértila" e "trolho" que a gente acaba por se adaptar e as vezes até pensar nelas, Além disso, a leitura flui com facilidade e a obra está tão repleta de mistério que você acaba por se prender e ler horas a fio sem perceber, ansioso por saber o que acontecerá a seguir. Mesmo eu que já conhecia parte da história pelo filme me vi ansiosa pela situações em que os clareanos se encontravam.
               Creio eu que a obra chegue ao nível de Jogos Vorazes (comparando pela questão de gênero) e apesar de preferir a primeira, devo admitir que Maze Runner vem muito mais carregado de mistérios. Vejo um requinte de crueldade presente em ambos os autores (gosto disso :D) e espero que o James Dashner faça os livros a seguir com a mesma qualidade do primeiro.

    Nota: 4,5/5,0

    0 comentários

  • Copyright © - Nisekoi - All Right Reserved

    Neo Pokémon Hoenn Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan